A situação da economia melhorou para os mais ricos e piorou para os mais pobres nos últimos meses, segundo a última rodada da pesquisa Datafolha. Entre quem tem renda familiar mensal de até dois salários mínimos, a maioria (54%) disse ter notado piora de suas condições financeiras, enquanto somente 13% viram melhora.
Já entre os entrevistados cuja renda familiar é superior a dez salários, o cenário melhorou para 42% e foi negativo para 20%.
Quanto às expectativas para os próximos meses, 43% da faixa de renda mais pobre acredita que suas condições econômicas vão melhorar. Entre os mais ricos, o otimismo é de 50%. As esperanças para o País estão empatadas, na prática. Apenas 25% dos mais pobres acreditam que haverá melhora, e 26% dos mais ricos.
É uma frustração na largada do ano, se for considerado que a pesquisa havia mostrado altas expectativas para 2022. De maneira geral, 73% esperavam que este ano fosse melhor na economia que o de 2021 para todos os brasileiros, enquanto apenas 8% previam piora e 15% esperavam que seria igual.
AliançA FM