Começa nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia

Começa nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia

Uma nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia está prevista para esta terça-feira (29), em Istambul, na Turquia. A reunião deve começar às 4h (hora de Brasília), ou 10h no horário local. O encontro, segundo agências internacionais, teria sido adiado em um dia devido a problemas logísticos. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que uma série de negociações deverão ocorrer entre terça e quarta-feira (30).

Uma sessão de negociações russo-ucranianas já foi realizada no dia 10 de março, de forma presencial na cidade de Antália, na Turquia, entre os ministros de Relações Exteriores, sem avanços concretos. A Ucrânia descreveu as negociações feitas até agora com a Rússia como “muito difíceis”.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que seu país negocia com a Ucrânia para garantir que “o povo de Donbass nunca mais sofra com o regime de Kiev”.

“Somos obrigados a garantir que a Ucrânia deixe de ser um país que se militariza constantemente e tenta colocar armas de ataque lá que ameacem a Federação Russa”, acrescentou.

Lavrov reiterou a necessidade de um encontro entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, num momento em que “os principais entraves” forem resolvidos.

“Esta reunião será necessária quando conseguirmos esclarecer melhor a solução dessas questões fundamentais. Estamos chamando a atenção para essas questões há muitos anos. O Ocidente não estava nos ouvindo, mas agora finalmente está. Já é alguma coisa”, disse o chanceler.

O presidente ucraniano disse no domingo que seu país estaria preparado para aceitar o “status neutro” exigido pela Rússia. No entanto, Moscou tem dito que Zelensky não tem demonstrado ser um interlocutor confiável.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *