Uma mulher vítima de violência doméstica utilizou uma forma inusitada para pedir socorro ao Centro Integrado de Operações (Ciop), no Pará. Na ligação para o 190, canal de denúncia de urgência e emergência, a vítima pediu “açaí”, usando um código para informar que precisava de ajuda.
O caso ocorreu na nesta última quarta-feira (23), em Ananindeua. De janeiro a março de 2022, mais de 2.500 chamadas de violência doméstica foram feitas ao Ciop.
“Ela ligou pedindo um açaí. Ainda na ligação, perguntei de onde ela falava e qual endereço. Após confirmação, questionei se ela estava em perigo, e ela confirmou. Diante das respostas secas e diretas pude identificar que se tratava de uma ligação verídica. Imediatamente, direcionei a ligação ao despachante, que deslocou a viatura ao local”, contou a atendente do Ciop.
Após identificar que poderia se tratar de um caso de violência doméstica, uma viatura da Polícia Militar do Pará foi até o local. Os policiais socorreram a vítima e o agressor foi conduzido à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, fala da importância da denúncia e do treinamento dos atendentes para decodificar as mensagens passadas nas chamadas ao 190.
AliançA FM