A ex-secretária parlamentar Walderice Santos da Conceição afirmou em depoimento a procuradores que “nunca” esteve em Brasília. Mais conhecida como Wal do Açaí, ela era secretária no gabinete do então deputado federal Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados e é suspeita de ter sido funcionária “fantasma”.
O nome de Wal do Açaí ganhou notoriedade em 2018, quando ela figurava como secretária parlamentar de Bolsonaro. Desde então, Bolsonaro sempre negou irregularidade envolvendo a secretária.
O Ministério Público Federal em Brasília entrou com ação de improbidade contra Bolsonaro e Wal do Açaí. Segundo a ação, ela esteve lotada no gabinete de Bolsonaro durante mais de 15 anos, mas nunca viajou para Brasília nem exerceu qualquer função relacionada ao cargo.
Durante o depoimento, prestado em 2018, o procurador questiona: “A senhora tomou posse aqui em Brasília? Como é que foi a posse da senhora?”.
Wal do Açaí, então, responde: “Não, não foi não. Não foi, não foi em Brasília. Eu nunca fui, nunca fui a Brasília.”
No depoimento, Wal disse que ia apenas a reuniões de associações de moradores, ver o que Bolsonaro estava precisando e passava a ele por telefone. Perguntada sobre a frequência com a qual conversava com o então deputado, disse que falava com ele uma vez por mês. Wal afirmou desconhecer projetos apresentados por Bolsonaro, admitiu que nunca elaborou minutas para assessoramento dele na Câmara nem o assessorou em reuniões ou sessões de comissões.
AliançA FM