Guerra na Ucrânia pode causar mais problemas econômicos mundiais

Guerra na Ucrânia pode causar mais problemas econômicos mundiais

Os mercados de matérias-primas ao redor do mundo foram sacudidos pela guerra na Ucrânia, e não se trata de uma consequência apenas das sanções ocidentais contra a Rússia, que agora incluem o gás e o petróleo.

Os preços de matérias-primas também dispararam devido às interrupções no fornecimento causadas pela invasão russa, que bloqueou o fluxo de grãos e metais vindos da região.

Especialistas advertem sobre as consequências do que chamam de “extrema volatilidade” dos mercados, como resultado da invasão russa da Ucrânia. Há também temores sobre o impacto na atividade econômica dos países que ainda estão se recuperando da pandemia de Covid-19.

Abaixo, conheça os principais produtos de exportação vindos da Ucrânia e da Rússia a distribuição tem sido afetada pela guerra.

Metais

Rússia é um dos maiores fornecedores do mundo de metais utilizados em todo tipo de produtos, de latas de alumínio até cabos de cobre e componentes de automóveis.

Alimentos

Tanto a Rússia como a Ucrânia são grandes exportadores de produtos alimentícios. Os dois países, conhecidos como o “celeiro da Europa”, representam 29% das exportações globais de trigo e 19% das de milho, segundo dados do banco JP Morgan. Os preços do trigo em algumas bolsas de futuro têm sido negociados nos maiores valores em 14 anos.

Néon

A Ucrânia é um dos principais provedores de gases raros purificados, como o criptônio e o néon (ou neônio), este último essencial para a fabricação de semicondutores.

Tanto a Rússia como a Ucrânia têm papeis estratégicos nos mercados internacionais de produtos básicos. Ambos são grandes exportadores de produtos como trigo e cereais, energia, petróleo, gás natural, carvão, ouro e outros metais preciosos.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *