Um pesquisador cipriota traz uma péssima notícia para quem ainda acha que a pandemia estaria perto do fim.
Há duas semanas, o mundo foi surpreendido com o surgimento de uma nova variante do coronavírus. A Deltacron, como ficou conhecida, seria resultado de uma mutação das variantes Delta e Ômicron. Entretanto, cientistas logo começaram a desconfiar de que o achado não passava de um erro de laboratório.
A descoberta da Deltacron foi anunciada pelo professor de ciências biológicas da Universidade de Chipre, Leondios Kostrikis, em uma rede de televisão local, em 7 de janeiro.
25 casos confirmados até agora
Até o momento, o pesquisador Kostrikis e sua equipe confirmaram 25 casos da nova variante. Ainda é muito cedo para dizer se há mais casos da cepa e quais impactos ela poderia ter.
“Veremos no futuro se esta cepa é mais patogênica ou contagiosa ou se vai prevalecer” ante as duas cepas dominantes – delta e ômicron -, disse Kostrikis em entrevista à Sigma TV na sexta-feira.
Kostrikis e sua equipe enviaram suas descobertas no decorrer da última semana ao GISAID, um banco de dados internacional que rastreia vírus, informou a Bloomberg.
AliançA FM