Dia do Consumidor é marcado por dívidas e inflação em alta

O Dia do Consumidor costuma trazer diversas ofertas e descontos em lojas físicas ou virtuais, mas é preciso ter cuidado.

Segundo dados da Confederação do Comércio de Bens, 27% dos lares brasileiros estão endividados. Somado a isso, a inflação em alta encarece alimentos, remédios, combustíveis e serviços.

A inflação brasileira, que terminou 2021 acima dos 10%, começou este ano ainda bastante pressionada e com números ainda altos. O IPCA de janeiro ficou em 0,54%, o maior número para o mês desde 2016, puxado principalmente pelos alimentos. As previsões para o ano, até agora, vinham variando entre 5,5% a algo pouco acima dos 6% (lembrando que o teto da meta perseguida pelo Banco Central é de 5%). Mas essas previsões devem mudar, e para pior, por conta da Guerra na Ucrânia.

Dia do Consumidor é marcado por dívidas e inflação em alta
Em 2021, o Brasil acumulou inflação de 10,06% segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – Imagem: Reprodução/Shutterstock

Também há o impacto nos fertilizantes. A Rússia é o maior fornecedor desse produto para o Brasil, com cerca de 20% dos adubos comprados pelo País. Este é exatamente o momento do ano em que os produtores estão comprando os fertilizantes para a safra 2022/2023, e o aumento dos custos por conta do conflito tornou-se motivo de grande preocupação.

A tudo isso se junta o preço dos combustíveis, que tem impacto direto e indireto na inflação. Na semana passada, após o início da invasão russa, o barril do petróleo chegou a passar dos US$ 105. O dólar, que tende a se fortalecer, também deve pressionar os preços.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *