Governo apresenta seu Plano Nacional de Fertilizantes; veja

Governo apresenta seu Plano Nacional de Fertilizantes; veja
O governo lançou, na última sexta-feira (11), o Plano Nacional de Fertilizantes, para tentar reduzir a dependência de importações. O Brasil compra 86% de todo o fertilizante que consome. O objetivo do programa é reduzir para 30% até 2050.

Em outra frente, o governo defende liberar a mineração em terras indígenas para aumentar a produção de fertilizantes.

O governo defende a necessidade de regulamentação da mineração em terras indígenas para diminuir a dependência da importação de fertilizantes e conseguiu aprovar, na Câmara dos Deputados, a urgência para votação de um projeto que tramita na Casa desde 2020.

O potássio é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação de fertilizantes. Hoje, o Brasil tem uma lavra com exploração ativa de minério de potássio, em Sergipe.

Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, são 18 milhões de toneladas. Em Sergipe, 38 milhões. Minas tem o maior potencial explorável – 837 milhões de toneladas de potássio. E o estado do Amazonas concentra 254 milhões de toneladas. De todo esse potencial, segundo a pesquisa, apenas 11% estão em terras indígenas na bacia do rio Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *