Buscando cada vez mais proteger as mulheres, o Governo do Pará lançou, na última terça-feira (8), o Programa “Pró-Mulher Pará”, que tem como objetivo de realizar ações de proteção, repressão qualificada e orientação para mulheres em situação de violência doméstica no Estado. O programa – realizado através da Secretaria de
e Defesa Social (Segup) – faz parte das ações desenvolvidas pelo que visam combater à violência contra a mulher.
Com a nova ferramenta, as mulheres poderão compartilhar com as autoridades policiais as ameaças e agressões que estão sofrendo por meio do número 190.
“As mulheres acionam o Ciop através do 190 e da feita que ela relata que está sofrendo uma ameaça, uma violência doméstica, o atendente irá perguntar se ela nos autorizar enviar um link para o celular dela, onde ela vai transmitir as imagens a partir daquele momento. Assim podemos ver se a pessoa está armada ou não, o que está acontecendo naquele cenário e pode servir de prova futuramente para ser usado no processo. A partir daí, o Ciop envia as localização e imagens para uma das viaturas que estão disponibilizadas exclusivamente para esse atendimento, que irão até o local”, explica o titular da (Segup), Ualame Machado.
Inicialmente a ferramenta será disponibilizada em toda a Região Metropolitana de Belém. Após a fase de testes e ajustes, o Governo do Pará pensa em expandir a ferramenta para outras cidades do Estado.
O programa contará com ações realizadas em parceria com as Polícias Civil e Militar, e ainda, com as Guardas Municipais de Belém e Marituba que utilizarão a nova ferramenta de comunicação que facilitará e agilizará o atendimento às vítimas.
AliançA FM