Ao presidente do MDB em Pernambuco, deputado federal Raul Henry, o dirigente nacional da legenda, Baleia Rossi, já havia adiantado, ainda no último dia 23, que os planos do partido de consolidar uma federação com o União Brasil não iriam vingar. Como a coluna antecipara, os dois se reuniram em Brasília, naquele dia, e o assunto foi à pauta numa conversa reservada.
Ontem, no entanto, Baleia cuidou de formalizar em público o que já vinha comunicando internamente a dirigentes de diretórios estaduais.
“Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022”, registrou o dirigente nacional em seu Twitter.
Presidente do MDB-PE, Raul Henry, à coluna observa que a posição externada, agora, por Baleia Rossi de não federar com o União Brasil, “já era a tendência no partido, que é muito heterogêneo”. Ele completa: “É, praticamente uma federação de partidos estaduais e cada estado tem identidade diferente“. Com o martelo batido, em Pernambuco, o resultado, como registra Henry, é o seguinte: “Agora, estamos livres para seguir nosso caminho, que é o de permanecer na Frente Popular”.
AliançA FM