O presidente Jair Bolsonaro disse na ultima quinta-feira que a Petrobras sabe da sua responsabilidade e que tem gente competente para isso, tem seu quadro de diretores, tem seu presidente, e sabe oque pode fazer para que os preços dos combustíveis no Brasil não disparem apesar da alta internacional do petróleo devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Apesar de fazer a ressalva de que não irá interferir na empresa, Bolsonaro afirmou que a Petrobras sabe “da sua responsabilidade” e sugeriu que, diante de um momento de crise, a estatal diminua sua margem de lucro de forma a evitar uma disparada dos preços dos combustíveis.
A Petrobras registrou o lucro recorde de R$ 106,7 bilhões em 2021. O resultado é quase o triplo do recorde anterior, de 2019, quando a companhia lucrou R$ 40,1 bilhões.
Na última quarta-feira, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, disse à Reuters que a empresa ainda não havia tomado uma decisão sobre os reajustes dos preços dos combustíveis.
Na próxima semana, há previsão de que o Senado analise dois projetos que miram na alta dos combustíveis. Um muda as regras de tributação do ICMS e outro cria uma conta de compensação para as variações de preços.
AliançA FM