O Brasil volta a condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia em discurso na rara reunião emergencial da Assembleia Geral das Nações Unidas ocorrida na ultima segunda-feira (28).
Na tribuna, o embaixador Ronaldo Costa Filho pontuou que nos últimos anos se observa a deterioração progressiva da situação de segurança e do balanço do poder na Europa Oriental. Mas apontou que nada justifica o uso da força contra o território de um estado-membro.
Durante discurso, o embaixador brasileiro Ronaldo Costa Filho pediu uma negociação diplomática “a favor da paz” no país invadido por tropas da Rússia.
No encontro desta segunda (28), o embaixador brasileiro reiterou o voto brasileiro dado na reunião do Conselho de Segurança na sexta-feira (25), condenando a invasão da Rússia
Na quinta-feira (24), o vice-presidente Hamilton Mourão disse que não concordava com a invasão, mas foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma transmissão pela internet. E, até a última atualização desta reportagem, Bolsonaro não havia feito um pronunciamento oficial condenando a ação da Rússia.