A Fifa suspendeu a Federação de Futebol da Rússia e, com isso, o país está proibido de disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, e consequentemente a própria Copa.
A decisão foi tomada em conjunto com a Uefa e envolve também as seleções de base e femininas, além da masculina. A Rússia pode recorrer da decisão ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).
Além da Fifa, outras federações nacionais se manifestaram contra a Rússia. A República Tcheca se juntou à Polônia e Suécia, e informou que se nega a jogar partidas da repescagem Europeia das Eliminatórias da Copa com a Rússia.
O país disputaria uma partida de repescagem das Eliminatórias da Copa no dia 24 de março contra a Polônia, mas com a medida, a Rússia fica impedida de participar das Eliminatórias. Ainda não foi decidido se a Polônia vai avançar diretamente à próxima fase das Eliminatórias ou se alguma outra solução será determinada.
A ação acontece no mesmo dia em que o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou às federações de cada modalidade esportiva que excluam os atletas de Rússia e Belarus de todas as competições.
AliançA FM