Elas são gigantes, fininhas, têm tela plana, tecnologia 4k. Também estão no computador, nos celulares… Mas, há 50 anos, nem cor as TVs tinham. Era tudo preto e branco mesmo.
A primeira transmissão colorida no Brasil aconteceu no dia 19 de fevereiro de 1972. Foi a Festa da Uva, em Caxias do Sul. Mas o público só pôde assistir à primeira novela em cores quase um ano depois, em janeiro de 1973. Estamos falando de “O Bem-Amado”, trama de Dias Gomes, que criticava com humor o regime militar então vigente no país.
A história da televisão no Brasil, entretanto, começou quase 20 anos antes da “chegada das cores”. Ainda na primeira metade do século 20 já eram realizadas transmissões experimentais pelo país. Mas foi só em 18 de setembro de 1950 que foi inaugurada, por Assis Chateaubriand, a TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora brasileira e a primeira da América do Sul. Com programações em preto e branco e ao vivo, a emissora transmitia programas educativos, informativos, pronunciamentos do presidente e apresentações musicais.
O primeiro telejornal brasileiro foi ao ar no dia 19 de setembro daquele mesmo ano.
Na década de 70, com a chegada das transmissões a cores, a importância da televisão como meio de entretenimento e informação cresce e a TV começa a se firmar no gosto do brasileiro.
Passados 50 anos da transmissão da Festa da Uva de Caxias do Sul (RS), as inovações na TV são inúmeras, desde o streaming até aparelhos ultra modernos, mostrando que a caixinha com imagens veio realmente para ficar.
AliançA FM