Orçamento secreto será “barganha política” na disputa eleitoral

Orçamento secreto será "barganha política" na disputa eleitoral

As chamadas emendas do relator, também conhecidas como “orçamento secreto“, vão continuar sendo um ponto relevante nas eleições deste ano. As emendas do relator são um dos quatro tipos de emendas existentes.

Negociado entre o relator do orçamento da Câmara ou do Senado e parlamentares, torna-se um grande acordo político. Para este ano, o valor do orçamento secreto passa de R$ 16 bilhões de reais.

Orçamento secreto será "barganha política" na disputa eleitoral
(Imagem: Reprodução/Charge pode isso 206) Do jornal O Estado de S.Paulo.

Não é de hoje que o Orçamento da União se transformou em uma peça de ficção, bem longe de atender as demandas mais urgentes da sociedade. Agora, além de manter distância em relação aos interesses da sociedade, a peça orçamentária se tornou, oficialmente, um instrumento de barganha política. Todas as verbas públicas, para serem liberadas, terão de passar pelo crivo do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, um dos principais expoentes do Centrão, o grupo de partidos mais fisiológicos do Congresso, que, em troca de manter Jair Bolsonaro bem longe de um processo de impeachment, assumiu o comando do governo. Os impostos pagos por trabalhadores e empresas serão usados para inflar aliados em ano de eleição.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *