Várias agências das Nações Unidas estão chamando a atenção dos governos para o aumento de desastres naturais relacionados à mudança climática.
A Organização Meteorológica Mundial, OMM, informa que catástrofes e enchentes aumentaram 134% desde 2000, se comparado com décadas anteriores.
Casas destruídas
Em janeiro, enchentes em várias partes do mundo levaram a dezenas de milhares de desabrigados e pessoas precisando de ajuda humanitária.
Foi assim com a tempestade tropical Ana, no sul da África, que atravessou Moçambique, Malauí e Madagáscar.
Na Europa, a tempestade Malik atingiu Dinamarca, Alemanha, Polônia, Reino Unido e República Tcheca. Milhares de pessoas perderam energia elétrica e tiveram suas casas destruídas.
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, Ipcc na sigla em inglês, o aumento das temperaturas globais está afetando, de forma dramática, o ciclo hídrico causando secas e cheias com mais frequência.
Já o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, está atuando com parceiros para construir formas mais resilientes de enfrentar esses eventos climáticos.
A especialista em ecossistemas de água doce da agência, Lis Mullin Bernhardt, disse que o Pnuma não tem uma varinha de condão, mas está fazendo o que pode com os países em termos de políticas e legislações para frear o problema.
AliançA FM