Chip implantado no corpo é usado como passaporte vacinal de Covid

Chip implantado no corpo é usado como passaporte vacinal de Covid

A empresa sueca DSruptive Subdermals desenvolveu um chip implantável sob a pele de seres humanos que pode armazenar dados pessoais e informações usadas constantemente no dia a dia, como os passaportes vacinais contra a Covid-19.

O chip não tem relação com nenhum tipo de imunizante usado contra a Covid e funciona como uma espécie de pen drive, ou seja, armazena arquivos digitais de acordo com a necessidade do usuário. Além de guardar o comprovante de vacinação, é possível usar o chip para fazer pagamentos no crédito ou no débito, assim como os cartões que funcionam por aproximação.

O apetrecho tem capacidade de guardar apenas 2 KB de informação, mas possui durabilidade que pode chegar até 40 anos. Envolto em um material chamado de bioglass, o chip, de 2 mm por 14 mm, carrega uma antena NFC — tecnologia de aproximação presente em grande parte dos celulares de última geração.

No Brasil, por exemplo, as máquinas de pagamento dos ônibus urbanos de São Paulo possuem a tecnologia NFC, assim como as máquinas de cartão de crédito com aproximação.

“Acredito que faz parte da minha integridade usar um chip e guardar minhas informações pessoais para mim. Sinto que tenho um controle maior por estar na minha mão”, explica uma cidadã sueca usuária do dispositivo.

AliançA FM
Com informações de Lucas Ferreira, do R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *