O ex-presidente Lula participou, na noite desta quinta-feira (2/12), do PodPah, podcast com transmissão ao vivo pelo YouTube. Durante a entrevista, o político falou sobre a atuação do presidente Bolsonaro, sobre futebol e os ideais para o país.
Ao longo da participação no PodPah, Lula falou sobre vários assuntos, contou histórias da juventude, de quando era metalúrgico, da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e mais em cerca de duas horas de conversa. Um dos pontos altos da entrevista foi quando o político expressou o que pensa sobre Bolsonaro.
“Esse cara é grosso, esse cara não sabe respeitar o ser humano, esse cara não sabe respeitar a sociedade, esse cara não gosta de negro, de LGBT, não gosta das mulheres, não gosta de sindicato. Ele só gosta de milico, de miliciano. Ela não gosta de livro, só gosta de arma”, disse Lula. Ele ainda falou que Bolsonaro é “anomalia política” e que “não deveria existir“, ‘Vivemos momento histórico de crescimento zero’.
Para ele, o governo Bolsonaro acabou com “tudo que tinha de bom no Brasil”. “Eles acabaram com tudo. Diminuíram o dinheiro para as universidades. O Enem, que já teve 16 milhões de pessoas inscritas, este ano teve só 3 milhões. Tem um milhão de meninos e meninas devendo pro Fies que não podem pagar. Anistia essas crianças, qual o prejuízo pro país? Tem tantos empresários que dão calote, o que custa anistiar esses meninos”, indagou.
“Acabaram com o ciência sem fronteiras, que tinham 100 mil brasileiros estudando lá fora. Acabaram com o investimento em ciência e tecnologia. O Brasil já era para estar produzindo a vacina. O Brasil tem competência pra isso”, pontuou Lula. “O Brasil era motivo de orgulho”, relembrou.
AliançA FM