Paciente vinda da África testou positivo e está isolada em BH

Paciente vinda da África testou positivo e está isolada em BH

Minas Gerais não possuí  nenhum caso confirmado da variante Ômicron, a Secretária da Saúde do Estado monitora o caso de uma mulher de 33 anos, que testou positivo para covid-19, ela deixou Congo, na África, no dia 17 de novembro. Passou pela Turquia, desembarcou em São Paulo no dia 20, e na mesma data chegou a capital minera.

Ainda de acordo com a pasta, a paciente começou a ter sintomas da doença no dia 22 de novembro, e está insolada no Hospital Eduardo de Menezes, referencias no atendimento de casos contaminação do coronavírus em Belo Horizonte.

O monitoramento é padrão, para todos os pacientes vindo de outros países. O trabalho começa com rigor nos protocolos de barreiras sanitárias nos portos e aeroportos, as regras são estabelecidas  pelo Ministério da Saúde (MS). Em casos suspeitos ou com testagem positivos para covid-19, este protocolo define que o paciente receba atendimento no próprio aeroporto.

Em outra frente estadual ou Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) é notificado imediatamente a partir de então o monitoramento para o caso pelo município onde o paciente teve ficar insolado.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável pelos testes em escalas e em minas, pela produção de vacinas faz agora o sequenciamento genético do material coletado que veio da África, as informações essa análise sairá  nos próximos dias.

AliançA FM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *