Após ter sido adiada em dois meses, a terceira fase do open banking entra em vigor hoje (29). Nesta etapa, as instituições financeiras poderão compartilhar informações sobre serviços de transferência via Pix, sistema de pagamento instantâneo em vigor desde o fim do ano passado.
A principal vantagem para o usuário será conseguir efetuar os pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco, o que até então era necessário para conseguir fazer a transferência.
A partir desta sexta-feira (29), os iniciadores de pagamentos poderão oferecer o Pix como opção de pagamento, sendo autorizados a realizar a operação dentro do seu próprio ambiente.
Com a entrada da terceira fase do Open Banking a transação será feita no próprio aplicativo que oferece o serviço desejado, no caso mencionado, o iFood. Bastará autorização do usuário, sem se precisar sair de um aplicativo para outro. Longe dos olhos do usuário, a autorização do pagamento segue sendo feita pela instituição financeira na qual ele tem conta, o que continua garantindo a segurança da transação.
De acordo com o Banco Central, a nova funcionalidade é válida para aplicativos, assim como também sites de compras. Quem prefere ainda acessar o ambiente do aplicativo do banco para efetuar o pagamento também poderá continuar a fazer de tal modo.
O iniciador de transação de pagamento (ITP) começa a transação de pagamento ordenada pelo usuário final, no entanto, não gerencia conta de pagamento, nem detém os fundos das transações iniciadas, por isso é possível que o cliente efetue pagamentos ou transferências presenciais ou na internet, sem a utilização de cartão e sem ter que acessar diretamente o ambiente da instituição onde o cliente tem conta.
Clique aqui e VEJA O VÍDEO
Com informações da Agência Brasil.
AliançA FM.