Leite condensado, sardinha: enlatado sobe até 16% com material mais caro

Leite condensado, sardinha: enlatado sobe até 16% com material mais caro

O aumento no preço de uma matéria-prima para a fabricação de latas, a folha de flandres, tem encarecido produtos como atum, leite em pó e conservas, segundo a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos). A entidade afirma que, em média, os consumidores estão pagando 10% a mais em enlatados por causa do material, mas que a alta pode chegar a 16% para alimentos como leite condensado, milho, ervilha, sardinha e molho de tomate.

A folha de flandres é uma folha de aço revestida com estanho, utilizada em latas de alimentos por ser resistente a corrosão. O cálculo da Abia é de que as embalagens metálicas representam, em média, 15% dos custos de produção de alimentos.

Ainda segundo a associação, além de estar mais cara —com alta acumulada de mais de 100% nos últimos 12 meses —, a folha de flandres está demorando mais a chegar. No Brasil, a produção do material é feita somente pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

“Essa situação é agravada pelo fato de haver somente um fabricante no Brasil e, devido à alta demanda, a produção da empresa ser insuficiente para atender todo o mercado”. Abia

A Abia também reclama que o imposto para importação do material é muito alto, com alíquota de 12%. A entidade pediu à Camex (Câmara de Comércio Exterior), do governo federal, para que ele seja zerado. Em nota enviada ao UOL, o Ministério da Economia afirmou que o pedido está sendo analisado pelo Comitê de Alterações Tarifárias. Depois, a Camex irá deliberar sobre o tema.

Alta no preço de produtos vendidos em latas O grupo de enlatados e conservas teve aumento de preço de 12,03% em 12 meses, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Veja quanto subiram alguns produtos que geralmente são vendidos em latas:

  • Sardinha em conserva: +18,1%
  • Salsicha em conserva: +15,61%
  • Leite em pó: +13,14%
  • Milho verde em conserva: +11,81%
  • Leite condensado: +7,69%
  • Atum em conserva: +6,81%.

AliançA FM
Com informações de Giulia Fontes – Do UOL, em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *