Por conta dos recentes ataques que tentam colocar em dúvida o sistema de urnas eletrônicas no país, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE decidiu antecipar o procedimento de abertura do código de fonte das urnas.
O evento marca o início das eleições no país e geralmente é feito seis meses antes do pleito. Agora, o TSE realizou o procedimento um ano antes da eleição.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do tribunal, explicou o que é o processo de abertura do código de fonte das urnas.
“Abrir o código-fonte significa colocá-lo à disposição de todos os partidos para examinarem, fiscalizarem e participarem de cada passo do desenvolvimento deste programa. Nós temos uma obsessiva preocupação em tornar o sistema tão transparente quanto possível.”
Foram convidados para o evento representantes de partidos políticos do congresso nacional, forças de segurança e de especialistas em tecnologia. Barroso reforçou o compromisso da corte com a transparência das eleições.
“Como o sistema flui há muito tempo, e felizmente flui bem, muitas pessoas nunca se deram ao trabalho de parar para saber exatamente como é cada etapa, como é transparente e como nós temos preocupações com a auditoria das eleições. Por esta razão, estamos fazendo este movimento pela total transparência”
O sistema de urnas eletrônicas é utilizado no país há 25 anos, em 2022 serão eleitos presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais.
AliançA FM.