O técnico Tite vai anunciar na manhã desta sexta-feira (24), às 11h, a lista de convocados da seleção brasileira para a próxima rodada tripla das Eliminatórias da Copa 2022, na qual o Brasil enfrentará Venezuela, Colômbia e Uruguai. Mais uma vez, isso diz respeito aos clubes que atualmente estão no Top 3 do Brasileirão, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras.
Pelas convocações recentes, o atacante Gabigol, o meia Éverton Ribeiro — ambos do Flamengo —, além do goleiro Weverton, do Palmeiras, são certos. Tite ainda deve dar mais uma chance a Guilherme Arana, lateral-esquerdo do Atlético-MG.
Como o técnico deve trazer de volta os “ingleses” barrados pelos clubes da Premier League na data Fifa de setembro — com exceção de Richarlison, machucado —, deve faltar espaço para outros atleticanos, como o goleiro Everson e o atacante Hulk, que estavam na lista anterior. Na lista preliminar enviada à Fifa, o técnico da seleção ainda inseriu mais dois do Flamengo: Rodrigo Caio e Pedro.
Quando o leque se amplia para outras seleções, há mais desfalques à vista, como o uruguaio Arrascaeta e o chileno Isla, pelo Fla, os paraguaios Gustavo Gomez (Palmeiras) e Junior Alonso (Galo), só para citar alguns.
A discussão sobre calendário acompanha cada convocação. Em outubro, especialmente, haverá um choque entre data Fifa e três rodadas do Brasileirão. Em setembro, a CBF mexeu tanto no calendário para evitar prejuízo imediato aos clubes com jogadores chamados que as finais da Copa do Brasil foram parar em dezembro, depois do Brasileirão.
Agora, a entidade tem novamente o recorrente problema diante de si. E não dá para alegar surpresa. Não há espaço no calendário para adiar mais partidas sem embolar jogos em um futuro próximo — e tem data Fifa de novo em novembro.
A primeira semana de novembro, que a CBF colocou no calendário como “escape”, já foi preenchida com jogos adiados do primeiro turno do Brasileirão. O Flamengo, inclusive, reclamou da forma com a qual a remarcação aconteceu, fazendo-o jogar numa terça e em uma sexta.
Embora alguns setores da CBF enxerguem dificuldade em novo adiamento de partidas, a diretoria de competições chegou à véspera da convocação ainda avaliando o que fazer.
Na convocação passada, quem informou que os jogos seriam adiados foi o coordenador de seleções, Juninho Paulista, ainda durante a coletiva pós-anúncio da lista.
Confirmando ou remarcando os jogos, os confrontos afetados para o Flamengo serão contra Red Bull Bragantino, Fortaleza e Juventude. Ou seja, dois adversários que estão no G6, brigando diretamente por uma vaga na Libertadores.
Para o Atlético-MG, que lidera o Brasileiro com sete pontos de vantagem, a tabela na data Fifa de outubro traz a lanterna Chapecoense, o Ceará e o Santos — teoricamente, uma vida mais tranquila.
Para o Palmeiras, os adversários no período são América-MG, Red Bull Bragantino e Bahia.
Com informações do site UOL