O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, organizou um encontro virtual de líderes mundiais nesta sexta-feira (17) para debater os esforços para combater a mudança climática.
A reunião desta sexta-feira pode se concentrar especialmente no controle da emissão de metano. Os EUA e a União Europeia concordam em tentar cortar as emissões de metano em cerca de um terço até o final desta década e estão pressionando outras grandes economias a se unirem a eles, de acordo com documentos vistos pela Reuters.
No discurso de abertura, Biden citou duas vezes os países em desenvolvimento. “Estamos também comprometidos em ajudar países em desenvolvimento que querem melhorar o meio ambiente. Demos passos para melhorar empregos, abandonando poços de petróleo e gás” afirmou.
“Temos que apoiar países em desenvolvimento, queremos dobrar nosso financiamento de clima até 2024. Posso garantir que estamos avançando para mobilizar US$ 6 bilhões por ano para esses países“, disse ele.
O presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, não participa do encontro, mas Alberto Fernández, da Argentina, e Andres Manuel Lopez Obrado, do México, foram confirmados.
Veja abaixo a lista de participantes:
- Alberto Fernandez, da Argentina
- Sheikh Hasina, de Bangladesh
- Charles Michel, do Conselho Europeu
- Ursula von der Leyen, da União Europeia
- Joko Widodo, da Indonésia
- Moon Jae-In, da Coreia do Sul
- Andres Manuel Lopez Obrador, do México
- Boris Johnson, do Reino Unido
- António Guterres, da ONU
Com informações do site G1