Segunda dose pode ser tomada em qualquer cidade do País

O Brasil ultrapassou a marca de 70 milhões de pessoas com imunização completa contra covid-19. No total 33,01% da população do país tomou a segunda dose ou a dose única da vacina, mais cerca de 8,5 milhões de brasileiros ainda não voltaram aos postos de saúde para tomar a segunda dose do imunizante.

Muitas desculpas aparecem nessa hora, desde de esquecimento, perda da carteira de vacinação, medo dos efeitos colaterais. Mas, e quando a pessoa vai até um posto de vacinação para tomar a segunda dose e não consegue por ser um local diferente da primeira dose?!

Foi o que aconteceu com a assessora de comunicação Fabiana Santos, ela tomou a primeira dose em um posto do governo do Maranhão, mas quando tentou tomar a segunda dose em um posto da prefeitura de São Luís, próximo a sua residência disseram que ela não podia.

Eu tomei a primeira dose no posto de governo e quando fui tomar a segunda dose no posto de prefeitura eu fui impedida, porque eles alegaram a quantidade de vacina que iriam para o governo e para a prefeitura. Sendo que a própria prefeitura liberou pra tomar a segunda dose quem já tinha domando a primeira dose em outra cidade, então não fiz muito sentido essa desculpa que eles me deram.

Fabiana, conseguiu tomar a segunda dose. Mas, precisou ir em um posto do governo do Maranhão há 12 km de sua casa. “AD2” como é conhecida a segunda dose contra coronavírus pode ser tomada em qualquer lugar, mesmo que você tenha tomado a primeira dose em uma cidade diferente é o que afirma o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Secretário de Saúde do Estado do Maranhão, Carlos Lula.

O importante é salientar duas coisas, a primeira é que o SUS é universal. O brasileiro pode usar o SUS em qualquer lugar que ele esteja e não só na sua cidade e segundo lugar é a rota técnica do ministério saúde apontando que a segunda dose pode ser tomada em qualquer unidade da federação e em qualquer cidade do Brasil. Exatamente para se garantir o esquema vacinal. Você que vacinou por exemplo em São Paulo e na data da sua segunda dose você está no Maranhão, vai poder vacinar no Maranhão, independente da sua cidade. Se você vacinou na cidade Raposa (fica distante 30 km de São Luís) e quer tomar a segunda dose em São Luís, você pode tomar a segunda dose em São Luís. Isso é fundamental acontecer, por que? Exatamente porque o SUS é universal e porque no lugar de quantidade de dose a gente teve está garantindo é a vacinação de todos.”

Infectologistas informam que para as vacinas que necessitam de reforço a segunda dose, promove um aumento significativo da resposta imune e ainda prologa essa proteção. Além disso reduz o risco de transmissão da doença.

AliançA FM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *