Com a atual estabilidade econômica do país, muitas empresas optaram por reduzir o quadro de funcionários. Esse fator faz com que a busca por uma oportunidade de trabalho seja ainda mais desafiante.
De acordo com administrador e consultor de recursos humanos Luis Carlos de Araújo, o currículo continua uma das principais ferramenta alinhada nessa busca.
“Os candidatos são descartados no processo seletivo, devido ou ao excesso ou a falta de informação no seu currículo. Por isso o currículo teve está sempre atualizado e tem que ter foco na vaga de interesse do candidato, não adianta ele ter muito estudos, ter uma boa experiência se ele não souber como apresentar-lós.
Quem analisa um currículo em uma empresa tem muito material pra olhar, por isso o currículo precisa ser bastante objetivo e de forma simples.”
Depois de estruturar o currículo, Araújo que é também coordenador da câmera temática de RH e conselheiro do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, sugere focar nos próximos passos.
“Para etapa da entrevista independente ela for presencial ou se ela for online precisa demonstrar pontualidade, outra coisa importante na hora da entrevista é mostrar que o candidato conhece a empresa. Faça uma pesquisa, entra no site, conheça seus valores, espere a pessoa que está te entrevistando te perguntar e questione as coisas na hora certa.
Para uma entrevista online é interessante você procurar um local calmo, testar os equipamentos com antecedência, olhar para a câmera e manter um tom de voz bastante agradável, compreensivo para que o entrevistador possa ter uma empatia por você.”
Diversos sites de vagas de redes sociais como LinkedIn, pode ser uma ótima vitrine para quem quer se recolocar profissionalmente, por isso o consultor de RH recomenda ainda manter um perfil profissional ativo com contatos atualizados para possíveis convocação em entrevistas.
AliançA FM.