A música e a viola caipira poderão ter um dia especial para serem comemoradas no Brasil. A comissão de educação, cultura e esporte do senado federal aprovou um projeto de lei que define o dia 13 de julho, o dia nacional da música e viola caipira.
A data é uma homenagem ao nascimento de Cornélio Pires, jornalista, escritor, folclorista e estudioso da cultura caipira. Cornélio Pires, foi responsável pelas primeiras gravações do gênero em discos. O relator da proposta na comissão, senador Laicizai Lucas, ressaltou a importância da música caipira no país.
“A música caipira é genuinamente brasileira e mostra toda riqueza da diversidade pública nacional e regional, a viola caipira é o símbolo dessa tradição que mantém raiz profundas na cultura brasileira. Gênero musical, possuí grande valor para preservação da memória popular do interior do país. Uma vez que suas letras são registros históricos e artístico da vida do homem do campo e de sua relação com a natureza.”
O projeto de autoria na câmara dos deputados, agora precisa ser aprovado no plenário do senado, depois se aprovado segue para a sanção presidencial.
AliançA FM.