O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o fim do uso obrigatório de máscaras de proteção contra covid-19. Nesta segunda-feira (23/08) em entrevista rádio rede nacional, bolsonaro defendeu que devido ao estágio de vacinação contra o coronavírus no país e dada a quantidade de pessoas que já se contaminaram o uso de máscara deveria ser facultativo. O presidente citou o ministro da saúde e disse que falaria com Marcelo Queiroga para bater o martelo.
“Eu pedi um estudo para o nosso Ministério da Saúde, hoje vou me reunir com o ministro Queiroga para darmos uma solução pra esse caso. A ideia é a seguinte, pela quantidade de vacinados e pelo número de pessoas que já contraíram o vírus, obviamente está imunizada também, como é o meu caso! Nós tornamos facultativo e orientamos que o uso da máscara não seja mais obrigatório, essa é a nossa ideia, que talvez tenha uma data, a partir de hoje para essa recomendação do ministério da saúde”
Essa não é a primeira vez que Bolsonaro fala em uso de máscara de forma facultativa, em Junho quando a vacinação ainda corria de maneira lenta no país, o presidente afirmou que faria um parecer desobrigando o uso de máscara por pessoas que já tiveram covid-19 e por vacinados.
O presidente da República, contudo, não havia detalhado na época como se daria essa “liberação”, uma vez que não há norma federal obrigando o uso de máscaras pela população, mas sim decretos estaduais, municipais ou distritais.
AliançA FM.