Uma portaria do Ministério da Economia definiu o cronograma para o retorno da prova de vida do INSS. O procedimento foi suspenso em março do ano passado por conta da pandemia. Agora, o INSS decidiu retomar a prova de vida a partir do mês que vem.
De acordo com a previdência, 160 mil benefícios serão suspensos já neste mês de maio por não terem feito o procedimento em fevereiro de 2020. De acordo com o cronograma, os primeiros a comparecerem aos bancos, em junho, para fazer a prova de vida devem ser aposentados e pensionistas que deveriam ter feito o procedimento nos meses de maço e abril do ano passado. O cronograma encerra em dezembro com a realização da prova de vida de quem deveria ter feito em março e abril deste ano.
De acordo com o INSS, a prova de vida é a principal ferramenta para evitar o pagamento indevido de aposentadorias e fraudes na previdência. Além do procedimento físico, o INSS também disponibilizou a prova de vida pelo celular. Porém esta opção é restrita para aproximadamente 500 mil aposentados que tem algum cadastro no banco de dados do governo federal, como a carteira de motorista digital.
AliancA FM