A vacina Covid-19 da AstraZeneca-Oxford distribuídas aos estados e Distrito Federal entre esta quinta-feira e sexta devem ser utilizadas para a 2° dose. A decisão foi tomada em reunião com representantes de estados e municípios, nesta sexta-feira (07), para assegurar o cumprimento do esquema vacinal. O imunizante chegou esta semana ao Brasil por meio do consórcio Covax Facility. Com a decisão as três 3 milhões e 900 mil doses da AstraZeneca devem ser destinadas para a segunda aplicação em grupos prioritários que receberam 1° dose em distribuições anteriores, são eles trabalhadores da saúde e idosos entre 85 e 89 anos e 65 e 69 anos, além de povos ribeirinhos, quilombolas e indígenas.
A recomendação preserva a responsabilidade do Ministério da Saúde em disponibilizar o esquema de vacinação completo, ou seja, a primeira e segunda dose no intervalo de indicado pelo laboratório. No caso da vacina da AstraZeneca o tempo entre as doses é de 12 semanas.
A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões envolvendo representantes do governo federal, estaduais e municipais. Para isso os gestores observam as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. Desde o inicio da campanha de vacinação o Ministério da Saúde distribuiu mais de 75 milhões e 500 mil doses de vacinas para todo o país.
AliançA FM