O Ministério da Saúde emitiu um alerta para que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid, retornem aos postos de vacinação para tomarem a segunda dose.
De acordo com a pasta, mesmo quem perdeu o prazo estabelecido no cartão de vacina para o reforço, deve procurar uma unidade de saúde para tomar a dose final. Os brasileiros receberam até o momento dois tipos de vacina, a CoronaVac, que tem um tempo estimado de 28 dias entre uma dose e outra, e a de Oxford, quem tem prazo de três meses entre a aplicação da primeira e da segunda dose. O médico Renato Kfouri, diz que a imunização contra a Covid só é completa com a aplicação das duas doses.
Tanto a CoronaVac, quanto a vacina de Oxford foi estudada em duas doses. O significado da proteção induzida por uma única dose é desconhecido, não sabemos se esse indivíduo ficará com algum grau de proteção e por quanto tempo essa proteção durará. É muito importante que todos recebam a segunda dose, só assim a vacina entregará a eficácia que prometeu nos estudos clínicos. Por isso é importante que a vacinação seja feita em duas doses, diz Renato.
De acordo com o ministério da saúde, a maior parte de pessoas que não retornaram para receber a segunda dose tomou a CoronaVac. Só no estado de São Paulo, mais de 340 mil pessoas não retornaram. Em segundo lugar está a Bahia, com mais de 148 mil pessoas que não tomaram a segunda dose.
Fonte: Mais News
Reportagem de: Henrique Carmo