Auxílio negado: saiba como recorrer e pedir o benefício

Mais de 28 milhões de pessoas ficaram de fora da nova rodada do auxílio emergencial. No ano passado o programa beneficiou cerca de 68 milhões de pessoas, já desta vez somente 40 milhões de cidadãos tiveram a aprovação automática.

Você que foi excluído do programa, mas se enquadra nas regras para receber o auxílio pode recorrer através do site da cidadania. Ao apresentar o calendário de pagamento o ministro, João Roma, destacou o processo de compartilhamento de dados que levou ao corte de beneficiários do programa, segundo ele:

Houve um cruzamento de mais de 200 fontes de dados para que nós conseguíssemos evoluir, enquanto estado brasileiro, para justamente identificar esses beneficiários. Aqueles que estavam aptos no mês de dezembro permanecem para receber o auxílio com exceção daqueles que foram identificados alguns itens que não fazem com que eles integrem a lista do auxílio 2021. Mas sem dúvidas mais de 40 milhões de famílias poderão ter acesso ao benefício do auxílio emergencial.

Se você quiser contestar o corte do seu auxílio acesse o site www.cidadania.gov.br/auxílio e clique no botão contestar. O sistema aceitará apenas critérios passiveis de contestação.

O trabalhador que não recebeu o auxílio no ano passado e agora está desempregado e quer ter o benefício não pode fazer o pedido.

O valor das parcelas gira em torno de R$ 150 à R$ 375, dependendo da composição familiar. O pagamento começa nesta terça-feira, dia 06/04, pelo aplicativo Caixa Tem. Os detalhes estão no site: cidadania.gov.br/auxílio.

Fonte: Agência Rádio Web

Reportagem de: Hiury Wdson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *