O ex-presidente Lula tem 45% das intenções de voto contra 37% do presidente Jair Bolsonaro. É o que revela a mais recente sondagem do instituto IDEIA, especializado em opinião pública. Os números mostram que o petista está em ascensão nos estados do sudeste, analisa Maurício Moura, fundador do ideia:
A pesquisa mostra, claramente, que há uma solidificação do ex-presidente, Lula, nas diversas simulações de pesquisas de 1° e 2° turno, ele lidera todos. O que tá muito evidente é que ele tem uma força muito grande nos segmentos de baixa renda, segmento de classe mais popular e ele é muito forte no nordeste, diz o fundador.
A corrida eleitoral pode mudar se o presidente Bolsonaro ganhar popularidade:
No cenário de intenção de voto fica claro a correlação da pontuação dele com a popularidade, ou seja, ele captura parte significativa dos eleitores que avaliam o governo dele ótimo ou bom e parte dos eleitores que avaliam como regular. Que o colocar na casa de um terço de intenção de voto, dependendo do cenário. Então olhando para frente uma variável essencial para o desempenho do presidente Jair Bolsonaro é a popularidade, que está em dependendo do ritmo de vacinação e a recuperação econômica em função da pandemia, ressalta Maurício.
A pesquisa mostra também que as eleições presidenciais ainda é um tema distante para boa parte dos brasileiros.
A gente fez diversas simulações com um único candidato da chamada “3° via” e percebemos que existe uma atração, ainda em um patamar, um degrau abaixo de Lula e Bolsonaro, mas com um viés mais de centro, direita ou conservador, com potenciais candidatos como Sérgio Mouro. Essa 3° via precisa se apresentar ainda. E outro dado que corrobora, que abre espaço para esse grupo, é o fato de 46% das pessoas não terem um candidato, ou seja, a maior parte dos brasileiro ainda não estão pensando em eleições, segundo Mauricio.
AliançA FM