2º Turno: Lula com oito pontos a frente de Bolsonaro

2º Turno: Lula com oito pontos a frente de Bolsonaro

 

Nos votos válidos, sem considerar os votos em branco e nulos e os indecisos, a sondagem apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%.

Os dados da nova pesquisa indicam que 4% dos eleitores não sabem dizer em quem votarão no próximo dia 30 sem que os nomes dos dois candidatos sejam mencionados. Na pesquisa espontânea, 50% declaram voto em Lula e 40%, em Bolsonaro. Outros 6% declaram voto em branco e nulo.

Além disso, segundo o instituto, 92% dos eleitores brasileiros dizem estar totalmente decididos em quem irão votar para presidente no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião somam 8%.

O Ipec entrevistou presencialmente 2.000 eleitores de 16 anos ou mais em todo o país entre os dias 3 e 5 de outubro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação BR-02736/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%.

Mais pobres com Lula; mais ricos com Bolsonaro

Os recortes da pesquisa mostram que Lula tem ampla vantagem entre os eleitores com menor renda. Na faixa com renda até um salário mínimo, o petista tem 64%, contra 29% de Bolsonaro. Na faixa que inclui o eleitor com renda familiar superior a um e de até dois salários mínimos, o placar fica mais apertado: Lula soma 55% dos votos, contra 41% do atual presidente.

A pesquisa Ipec segue mostrando diferenças no voto de homens e mulheres. No eleitorado feminino, o placar é 53% a 40%, com Lula à frente. Entre os homens, o petista tem 49%, e Bolsonaro marca 45%.

O mesmo ocorre entre católicos e evangélicos, segundo o Ipec. No primeiro grupo, Lula tem 59%, contra 36% de Bolsonaro. No segundo, o atual presidente soma 61%, contra 31% do petista.

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *