O Dia Internacional das Florestas, comemorado no 21 de março, é uma data criada com a finalidade de conscientizar toda a população a respeito da importância das florestas para todo o nosso planeta. A data foi proclamada em 2012, na Assembleia Geral das Nações Unidas.
A cada ano, um tema é escolhido para ser tratado na data. Em 2019, por exemplo, o tema escolhido foi “Florestas e educação”, e teve por objetivo amplificar o conhecimento acerca das florestas e da sua importância, bem como a necessidade de proteger esses locais. Já em 2020, o tema escolhido foi “Florestas e biodiversidade”, cujo foco é discutir a grande variedade de formas de vida que vivem nesses locais.
A importância das florestas
As florestas são áreas em que há grande quantidade de espécies vegetais, principalmente as lenhosas, e espécies animais. As florestas são, portanto, o habitat de vários seres vivos, sendo responsáveis por abrigar uma grande biodiversidade. De acordo com a FAO, elas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre do mundo, e, infelizmente, sua biodiversidade está ameaçada pelo desmatamento, pela degradação florestal e pelas mudanças climáticas.
As florestas, no entanto, não são importantes somente pela biodiversidade que abrigam. Não podemos esquecer-nos de que elas afetam diretamente a regulação do clima. Elas constituem, por exemplo, um importante estoque de carbono, uma vez que absorvem o gás carbônico da atmosfera e utilizam-no em seu crescimento.
Quando as florestas são destruídas, no entanto, emitem gases de efeito estufa, como o gás carbônico, responsáveis pelas mudanças climáticas. Outro ponto importante é que a destruição das florestas provoca uma redução da umidade local, causando impacto também no regime de chuvas.
AliançA FM