1º debate do 2º turno já tem data marcada entre Lula e Bolsonaro

1º debate do 2º turno já tem data marcada entre Lula e Bolsonaro

 

O primeiro debate entre presidenciáveis do segundo turno acontecerá no próximo domingo (16/10), às 20h, horário de Brasília. Organizado pelo pool de veículos de imprensa formado por Grupo Bandeirantes, TV Cultura, Folha de S.Paulo e UOL, o debate colocará frente a frente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL), a duas semanas da votação, prevista para o dia 30.

Nesta sexta-feira 14, as campanhas acertaram as regras do encontro. Serão três blocos, divididos entre confrontos diretos e perguntas de jornalistas.

No primeiro bloco, cada candidato terá um minuto e meio para responder a uma mesma pergunta apresentada por um dos mediadores do debate. A seguir, terá início a interação direta entre Lula e Bolsonaro: cada um terá 15 minutos para dividir entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.

No segundo bloco, quatro jornalistas farão uma pergunta para cada candidato, que terá um minuto e meio para a resposta. Lula e Bolsonaro responderão às mesmas perguntas, sem comentário ou tréplica.

No terceiro e último bloco, cada candidato responderá por um minuto e meio a uma pergunta feita por um jornalista.Na sequência, haverá um novo confronto direto, no qual cada postulante terá 15 minutos para administrar (a exemplo do primeiro bloco). Lula e Bolsonaro terão um minuto e meio cada para as considerações finais.

A novidade deste debate na comparação com o encontro do primeiro turno é que os candidatos poderão circular pelo palco do estúdio da TV Band, em São Paulo, o que tende a deixar o formato menos “engessado”.

Os postulantes terão cerca de 80% do tempo disponível para perguntar, responder, replicar ou treplicar, destacou o diretor de Jornalismo da Band, Fernando Mitre. “As regras aprovadas são muito boas, flexíveis, elas darão aos candidatos todas as condições e tempos suficientes para que eles expressem suas opiniões, mostrem seus estilos e seus programas,” disse. Cada candidato deverá controlar seu tempo entre a resposta e tréplica.

 

AliançA FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *