12 estados e DF têm vacinação contra pólio prorrogada

Ministro da Saúde pede que pais vacinem as crianças contra a polio

 

Em decorrência da alta procura pelo imunizante contra a poliomielite, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) decidiu prorrogar a campanha de vacinação até 28 de outubro. A medida foi anunciada no último dia (30/9).

Apesar do término da campanha nacional da vacinação contra a poliomielite pelo Ministério da Saúde em 30 de setembro, 12 estados e o Distrito Federal estão com a ação prorrogada já que apenas 54% do público-alvo foi atingido.

Em nota, o ministério destacou que o Brasil é referência mundial em imunização e conta com um dos maiores programas de vacinação do mundo. Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) aplica cerca de 100 milhões de doses. O Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a pasta, tem capacidade para vacinar 1 milhão de pessoas por dia.

A meta de imunização do Ministério da Saúde era de 95% — índice que não é alcançado desde 2016.

Mesmo com o fim das campanhas, as vacinas que compõem Calendário Nacional de Vacinação seguem disponíveis para a população brasileira durante todo o ano.

A doença foi considerada erradicada no Brasil em 1994, mas um caso suspeito em uma criança de três anos que não foi completamente vacinada está sendo investigado desde 05 de outubro no estado do Pará. O ministro Marcelo Queiroga, porém, descartou a possibilidade da doença.

A poliomielite é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Nos casos graves, pode levar à paralisia nas pernas.

Explicação do Ministério da Saúde sobre a vacina

Existem duas vacinas disponíveis na rotina dos serviços de saúde: a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável; e a vacina oral poliomielite (VOP). O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação de crianças a partir de 2 meses até menores de 5 anos de idade. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, o esquema vacinal preconizado é composto por três doses de VIP, administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, mais dois reforços com VOP, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

 

AliançA FM
Com informações CNN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *