🦟Saúde: Pesquisa mostra que 26% não pretendem tomar vacina contra dengue
Pesquisa Quaest divulgada neste domingo (10) aponta que 26% dos entrevistados não pretendem tomar vacina contra a dengue no país. Por outro lado, 67% devem se vacinar, enquanto outros 5% ainda não decidiram.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios, e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda segundo o levantamento, 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Avaliação de governo no combate à dengue
A Quaest também perguntou como entrevistados avaliavam a atuação do governo no combate à disseminação da dengue.
Segundo o levantamento, 55% afirmaram acreditar que o governo está fazendo o possível para controlar a disseminação, enquanto 40% dizem que a atuação é insuficiente. Não souberam ou não responderam somam 5%.
Segurança
Na última sexta-feira (8/03), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, atualizou o cenário epidemiológico da dengue no país e aproveitou o evento para reforçar a segurança e a eficácia das vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), entre elas a vacina contra a dengue. Em reunião com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e com o Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância de Vacinas e Outros Imunobiológicos (CIFAVI), a pasta avaliou casos de Eventos Supostamente Atribuídos a Vacinação ou Imunização (ESAVI), que são ocorrências clínicas notificadas após o ato de vacinação, ou seja, não possuem necessariamente relação com a aplicação do imunizante. No universo de 365 mil doses aplicadas no país desde 2023, foram identificados 16 casos de reações alérgicas graves. “Todas as pessoas estão recuperadas e passam bem”, esclareceu a ministra Nísia, reforçando que os benefícios da proteção representam muito mais do que eventuais riscos.
Até agora, segundo a pasta, foram distribuídas mais de 1,2 milhão de doses da vacina. Cerca de 250 mil doses foram aplicadas na rede pública de saúde. Neste primeiro momento, elas são destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses. A faixa etária de 10 a 14 anos, público-alvo da vacinação contra a dengue, é a que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.
Veja Também: Vídeo: celular explode em loja de conserto e assusta clientes de São Miguel do Guamá no Pará
🦟Saúde: Pesquisa mostra
AliançA FM