A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias Aliança / XX Feira Pan-Amazônica do Livro homenageia planeta Terra

XX Feira Pan-Amazônica do Livro homenageia planeta Terra

Evento homenageia escritora Amarilis Tupiassu, que lança obra no dia 2.
Veja programação completa do evento.

67967_XX Feira Pan-Amazônica do Livro homenageia planeta Terra_1A edição 2016 da  Feira Pan-Amazônica do Livro será aberta nesta oficialmente nesta sexta-feira (27) em Belém. O evento gratuito reúne escritores paraenses e autores nacionais em uma programação que inclui palestras, debates, seminários e lançamentos de obras inéditas.

Em sua vigésima edição, a Feira, que tradicionalmente homenageia a literatura de um país,  tem como tema “Terra. O país de todos”. Segundo o secretário de cultura Paulo Chaves, a escolha tem como objetivo levantar questionamentos sobre as relações entre os homens e a natureza. “Procuraremos focar os principais temas nesta direção, no sentido de termos uma convivência pacífica e harmoniosa em todo o planeta, respeitando as diferenças e, particularmente, o meio ambiente”, disse.

A feira também homenageia a escritora Amarilis Tupiassú, que irá lançar durante o evento seu livro “Escritores da Amazônia e outros nortes”. A obra conta com uma série de ensaios que abordam da origem do nome da região, travessias maritmas portuguesas e até escritores de outras nações. “O livro e o nome estão bem conforme o tema da feira. Eu quis pegar ensaios de escritores de todo canto – sejam do Pará, Amazônia, europeus, contemplando até temporalidades distindas”, explica.

Novos leitores, novos autores
Segundo Amarilis, a Feira do Livro tem um efeito bastante positivo na formação não apenas de leitores, mas também de novos autores paraenses.

“O prazer de escrever é iniciar uma interlocução com o Brasil. há muito interesse, tivemos muitos pedidos de pessoas para participar da feira. A feira só não tem uma participação  maior por falta de aporte financeiro”, conta.

A escritora Roberta Spindler faz parte da nova geração de escritores do estado. Ela estará presente no evento para promover a segunda edição do seu livro “A torre acima do véu”, que retrata um futuro distópico onde a humanidade vive confinada no alto de arranha-céus – uma obra que, segundo ela, levanta questionamentos pertinentes sobre o tema proposto pela feira: a preservação da natureza e do convívio entre os homens.

“Distopias são muito interessantes em termos narrativos justamente por proporcionarem esse questionamento de forma mais exacerbada. Porque normalmente em histórias desse gênero temos um futuro sofrido e opressor, mas que nada mais é do que uma visão mais pessimista do que vemos hoje em nossa própria sociedade. Com isso, o leitor tem muito mais espaço para questionar os motivos daquele futuro ser tão trágico e também procurar respostas para que um dia não cheguemos lá de verdade”, explica.

Atualmente trabalhando na continuação da “Torre” e com outras duas obras prontas, aguardando publicação, Roberta diz que prima pela pluralidade em sua escrita. “A representatividade nas histórias é extremamente importante. Penso bastante nisso quando estou escrevendo e a cada novo livro procuro personagens diversos e que mostrem as várias facetas que encontramos na nossa própria sociedade. O mundo é diverso e rico e as pessoas buscam se ver nas histórias. O autor não pode ficar isolado no seu próprio mundo e ignorar as questões importantes que estão ao seu redor”, disse.

Serviço:  XX Feira Pan-Amazônica do Livro. Abertura dia 27 de maio às 19:00h no auditório Benedito Nunes, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Nos demais dias de 10:00h às 22:00h. Entrada gratuita.

Fonte:

313 Total Views 1 Views Today
Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Verifique

No Pará, agentes da PRF apreendem carga ilegal de madeira na rodovia BR-010

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 15 metros cúbicos de madeira em toras que …

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *