A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias Aliança / Projeto de conscientização sobre doação de órgãos chega a Belém

Projeto de conscientização sobre doação de órgãos chega a Belém

A taxa de recusa familiar é de 41%, no Pará.
Exposição segue até o próximo domingo, 29.

O projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida”, uma exposição itinerante sobre doação de órgãos chegou a Belém e segue até o próximo domingo (29). A iniciativa é do Ministério da Saúde, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A ação tem como objetivo conscientizar a população e colocar o tema em pauta nas discussões familiares. A recusa da doação pela família ainda é uma grande barreira ao aumento no número de doadores no país, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.

Além da exibição de depoimentos reais de familiares de doadores falecidos e pacientes transplantados, os visitantes contarão com painéis explicativos sobre o processo e, ainda, a presença de especialistas em doação e transplante para responder perguntas.

Pará
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, cerca de 1.600 pessoas aguardavam por um transplante no estado do Pará, em 2015. Do total de pacientes na fila de espera, aproximadamente 630 necessitavam da doação de um rim e mais de mil por um transplante de córneas. Durante o ano passado, 120 pessoas foram notificadas como potenciais doadores de órgãos no estado paraense, mas apenas 24 doaram algum órgão ou tecido. A alta taxa de recusa familiar é de 41%.

Autorização
O consentimento informado é a forma oficial de manifestação à doação. A retirada de tecidos, órgãos e partes do corpo de pessoas falecidas para transplantes ou outra finalidade terapêutica depende da autorização do cônjuge ou parente maior de idade, obedecida a linha sucessória, firmado em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.

Serviço
Projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida”
Quando: 20 a 29 de maio de 2016
Onde: Shopping Pátio Belém – Tv. Padre Eutíquio, 1078 – Batista Campos,
Fonte: G1

300 Total Views 1 Views Today
Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Verifique

No Pará, agentes da PRF apreendem carga ilegal de madeira na rodovia BR-010

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 15 metros cúbicos de madeira em toras que …

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *