A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias Aliança / Pará está em 22º lugar em Índice da Educação

Pará está em 22º lugar em Índice da Educação

Pará está em 22º lugar em Índice da EducaçãoO Estado do Pará ocupa o 22º lugar, entre as 27 unidades da federação, no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) 2015, divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC). A educação do Estado não conseguiu alcançar os resultados esperados nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, mas conseguiu as metas estipuladas no Ensino Fundamental.

Em 2013, o Pará estava na 26ª colocação do Ideb, penúltimo lugar entre os 27 estados da federação. Em 2015, o Estado subiu quatro colocações, passando para o 22º lugar.

O PARÁ NO IDEB

Em 2015, o Pará cumpriu as metas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com índice de 4,2. A meta projetada pelo Ministério da Educação era de 4,1.

No entanto, o Estado não cumpriu as metas no Índice dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), obtendo nota de 3,2. A média projetada era de 4,4.

O Pará também não cumpriu a meta no Ensino Médio: o Estado obteve média de 3,0 e a meta era de 3,5.

As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), responsável por divulgar o Ideb, a cada dois anos.

ÍNDICE NO BRASIL

De acordo com o site do Inpe, a meta do Ideb, em 2015, dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) para foi alcançada por 74,7% das redes municipais. Este ano, apenas três estados não alcançaram as metas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Já as metas não foram cumpridas nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º), apesar do índice ter evoluído, passando de 4,2, em 2013; para 4,5, em 2015. Cinco estados superaram a meta: Goiás, Ceará, Mato Grosso, Amazonas e Pernambuco.

No Ensino Médio, a meta do Ideb não foi alcançada e o índice permanece estagnado desde 2011. Nessa categoria, apenas dois estados superaram o esperado: Pernambuco e Amazonas.

As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe).

COMO FUNCIONA O IDEB

O Ideb relaciona duas dimensões para realizar o Índice: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática.

Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da Educação Básica, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal.

O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Fonte: DOL

170 Total Views 1 Views Today
Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Verifique

Veja :Polícia prende dois homens acusados de fabricação de armas de fogo caseiras

A Polícia Civil prende em Novo Repartimento, no sudeste do Pará, dois homens responsáveis por …

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *