A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias Aliança / O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro.

O Dia Mundial da Rádio celebra-se anualmente a 13 de fevereiro.

O tema social do Dia Mundial da Rádio 2016 é “A Emergência Social e o Papel da Rádio nas Epidemias, nos Desastres Naturais e Provocados pelo Homem”.

A data foi escolhida pois foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.

A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo. É um meio bastante útil para a população, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. Para os profissionais de comunicação social, a rádio é uma plataforma para se divulgarem factos e histórias.

A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.

Um brasileiro nas ondas do rádio.

Apesar de seu nome ser o mais conhecido em todo o mundo quando se fala da invenção do rádio, um cientista brasileiro expôs suas descobertas em São Paulo muito antes de Marconi e de outros: o pioneirismo do padre Roberto Landell de Moura no rádio só não foi reconhecido porque ele não fazia parte da comunidade científica internacional, sediada na Europa e nos Estados Unidos.

Quando Marconi começou suas experiências com transmissões, as ondas de rádio eram conhecidas como ondas hertzianas, por causa de Rudolf Heinrich Hertz, professor alemão de física que descobriu a existência das ondas eletromagnéticas (de rádio), em 1888. A conquista de Marconi foi conseguir produzir e detectar essas ondas em longas distâncias.

Em 1931, transmitiu de Roma, por rádio, o sinal que ligou o sistema de iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Numa ocasião, ao desembarcar com a mãe na Inglaterra, Marconi levava um transmissor na bagagem. Os funcionários da alfândega apreenderam o aparelho. Quando este foi devolvido, os inspetores disseram que haviam pensado se tratar de uma bomba. Ao ouvir a explicação, a mãe de Marconi respondeu: “E é mesmo. Não do tipo que explode o mundo, mas ela vai derrubar todas as paredes”.

Quando Marconi morreu, as estações de rádio em todo o mundo fizeram dois minutos de silêncio.

* Fonte: educacao.uol.com.br

Tailândio e rádio: fiel e inseparável.

Segundo dados do Projeto de Assentamento Dirigido (PAD), do Iterpa, em 1980, a colônia agrícola, em seu trabalho de assentamento “pacificador,” teve um nível de crescimento demográfico em quatro anos que “não condizia com a estrutura econômica, física e social que o espaço apresentava” (PRADO, 2006).

De 1980 a 1990, segundo dados do SINTROMOC, havia 10 mil trabalhadores registrados no setor madeireiro, única estimava confiável da população, haja vista que o município foi emancipado em 1988 e o Censo do IBGE somente ocorreu na região em 1990.

Dessa forma, a colônia tinha apenas acesso pela PA-150, com uma estrada sem condições, falta de estradas vicinais para a pequena produção, o que propiciou, segundo os dados do PAD, uma audiência do meio de comunicação radiofônico de 71%, como forma de informação, televisão nem pensar, pela ausência sinal de transmissão e energia, e 23% por meios não especificados.

Rádios Piratas tomam conta de Tailândia

Durante o final da década de 80, os anos 90 até 2007, Tailândia vivia tambén na clandestinidade de Rádios, as famosas “rádios piratas”, que tinham o objetivo de levar entretenimento e informação aos moradores da cidade, isolados por um bom tempo das notícias televisivas, pela distância da capital e da falta de energia elétrica.

Com a chegada da Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e com a Força Nacional de Segurança Pública, deflagrou-se na manhã do dia 26 de fevereiro, a Operação Arco de Fogo, com objetivo de combater o desmatamento ilegal na Região Amazônica, que ao mesmo tempo fechou e prendeu vários profissionais da comnicação que mantinham As rádios funcionando.

hffgfghfgAliança FM é a primeira emissora de rádio legalizada do município.

Dessa forma, o município de Tailândia contava com mais de 10 emissoras de rádios ilegais, ou rádios piratas. Depois da Operação “Arco de Fogo” que ocorreu em 2007 o município ficou sem nenhuma emissora de rádio, já que não havia até então nenhuma emissora legalizada, fato lastimável para um município que na época já possuía mais de 70 mil habitantes.

Depois de seis anos do fechamento das emissoras clandestinas, que de certa forma prestavam um serviço à sociedade, Tailândia ganhou finalmente a sua primeira emissora de rádio legalizada.

A emissora é uma Rádio Comunitária que pertence a Associação Comunitária para o Desenvolvimento Sustentável de Tailândia, a Aliança FM. A rádio opera na  frequência 87,9 e foi inaugurada com programação ao vivo em 1º de maio de 2014.

A entidade recebeu a outorga para executar pelo prazo de dez anos, sem direito de exclusividade, os serviços de radiodifusão comunitária em Tailândia.

**Fonte: Portal Tailândia – Foto: Cleuton Soares

Serviço

Endereço: RÁDIO ALIANÇA FM – 87,9 – Avenida do Campo, esquina com Travessa São Félix, Bairro Aeroporto

175 Total Views 1 Views Today
Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Verifique

Veja :Polícia prende dois homens acusados de fabricação de armas de fogo caseiras

A Polícia Civil prende em Novo Repartimento, no sudeste do Pará, dois homens responsáveis por …

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *