A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias Aliança / Medida do governo sobre redução de vagas em faculdades gera polêmica: entenda o impacto da mudança

Medida do governo sobre redução de vagas em faculdades gera polêmica: entenda o impacto da mudança

 

Medida do governo sobre redução de vagas em faculdades gera polêmica: entenda o impacto da mudança

Uma portaria divulgada na sexta-feira pelo Ministério da Educação (MEC) gerou polêmica e reclamações nas redes sociais ao ser interpretada como uma medida que levaria à diminuição do número de vagas em universidades e faculdades públicas.

A medida alterou o procedimento de redução de vagas de cursos de graduação ofertados por parte das instituições de ensino superior que integram o Sistema Federal de Ensino.

  • Plano econômico de Temer tem ‘sintonia’ com projeto de Lula, diz Moreira Franco
  • Acessível para quem? Como o transporte divide ricos e pobres na cidade brasileira

Consultado pela BBC Brasil, o MEC disse não se tratar de uma determinação de redução de vagas, mas de uma “desburocratização” da forma como isso pode ser feito por faculdades, ao conferir mais “racionalidade e celeridade” ao processo.

Hoje, faculdades representam 83,8% das 2364 instituições de ensino superior do país – o restante corresponde às universidades, centros universitários e institutos federais -, de acordo com censo de 2015 do setor elaborado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

  • Seis letras que mostram a poesia das canções de Bob Dylan, vencedor do Nobel de Literatura

Segundo o ministério, o processo para redução de vagas existe desde 2006. Hoje, as faculdades – instituições de ensino superior de menor porte – solicitam um número determinado de vagas ao MEC. Mas, por falta de demanda, as vagas acabam não são preenchidas e acabam ficando ociosas.

Atualmente, as faculdades precisam protocolar um pedido de redução do número de vagas que consta junto ao MEC, que é concedido ou não. Com a mudança, agora só será necessário notificar o ministério sobre a redução, mas elas continuam obrigadas a “garantir as condições de atendimento aos atuais alunos”.

De acordo com o MEC, a Portaria Normativa n° 20, assinada na quinta-feira pelo ministro Mendonça Filho, não afeta as universidades e centros universitários, sejam eles públicos ou privados, pois estas instituições já tinham autonomia para fazer a redução por conta própria.

Ao mesmo tempo, para que as faculdades voltem a ampliar o número de vagas, elas ainda precisam protocolar um pedido junto ao ministério e demonstrar que “mantêm as condições necessárias para atender um número maior de alunos”. Segundo o ministério, isso evita que haja um aumento irrestrito sem que a instituição seja capaz de atender seus alunos com a qualidade mínima exigida.

Fonte: BBC Brasil

163 Total Views 1 Views Today
Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Verifique

No Pará, agentes da PRF apreendem carga ilegal de madeira na rodovia BR-010

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 15 metros cúbicos de madeira em toras que …

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *