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Consumidores preferem os genéricos

Consumidores preferem os genéricos (Foto: Fernando Araújo/Diário do Pará)

Segurando uma cesta com alguns medicamentos genéricos, a professora Elizabeth Nascimento, 60 anos, garante que só compra um medicamento de marca original se não encontrar o genérico fabricado com a mesma composição. “Os próprios médicos já recomendam os genéricos nas receitas. Não tem problema nenhum e é mais barato”, pontua.

Elizabeth está entre os consumidores que se encaixam na pesquisa que analisou o perfil de compra de medicamentos, divulgada no dia 5 de outubro passado, pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC). O levantamento aponta que 45% dos consumidores entrevistados está priorizando o preço em detrimento da marca na hora de adquirir medicamentos.

A reportagem do DIÁRIO esteve em uma farmácia situada no bairro do Umarizal, em Belém, para verificar a opinião dos consumidores sobre o assunto. Para a aposentada Maria Auxiliadora Moreira, 67, que trata pressão alta e diabetes, não há diferença em relação à eficácia dos medicamentos. “Para mim, um faz o mesmo efeito do outro. Costumo pegar o medicamento de graça, por meio de programas populares e sempre uso genérico”, ressalta.

Já a socióloga Dyrcelia Koury Palmeira, 71, destaca os preços dos genéricos que, em geral, costumam ser bem menores que os originais. “Por que pagar um preço mais alto se tem um genérico com a mesma durabilidade e eficácia?”, questiona.

PESQUISA

O levantamento realizado pelo Instituto Febrafar ouviu 4 mil consumidores de todo o Brasil, no momento em que saíam das farmácias após efetuar a compra de medicamentos. A pesquisa concluiu que 97% dos entrevistados compraram uma opção de medicamento com o menor preço. Nesses casos, os medicamentos genéricos foram a opção da maioria dos consumidores: 37% deles adquiriram medicamentos dessa modalidade, 32% compraram os de marcas e 31% compraram ambos os tipos com menores valores.

O levantamento constatou ainda que, a cada 4 compradores de medicamentos, 3 não portavam receita médica. Quando perguntados se estavam com ela, 74% dos clientes afirmaram que não, contra apenas 26% que disseram estar.

Fonte: DOl

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