A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias Aliança / Começa a negociação sobre mensalidades escolares 2017

Começa a negociação sobre mensalidades escolares 2017

Foto:  Ary Souza/O Liberal

Dirigentes da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) realizam, hoje, às 11 horas, reunião com representantes das escolas particulares, para tratar do reajuste das mensalidades escolares para 2017. Também deverão participar do encontro integrantes do Ministério Público do Estado (MPE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Pará, e da Associação de Pais e Alunos Intermunicipais do Estado do Pará (Apaiepa). A ideia é tentar chegar a um acordo, levando em consideração que a “inadimplência está nas alturas e o salário em queda”, segundo anunciou ontem o economista Roberto Sena, supervisor técnico do Dieesse-PA.

Ele lembrou que, do início do Plano Real até 2014, houve acordo com o sindicato que representa as escolas particulares, mas, em 2015 e 2016, depois de quase 20 anos, a entidade não quis mais assinar um acordo. Esse acordo, que inicialmente valia para a capital, passou para a região metropolitana e depois foi ampliado para o Estado. Os donos de escolas não assinaram o acordo temendo que o percentual firmado fosse menor do que a inflação e que isso pudesse prejudicá-los mais adiante.

“Em novembro e dezembro de 2015, a inadimplência já estava nas alturas. E, agora, em alguns pontos, ultrapassa 30%”, afirmou Roberto Sena, lembrando que esse índice não é uma média. O economista também afirmou que o cenário, para 2017, ainda será de “imensa dificuldade”. Roberto Sena disse ainda haver notícias de que há escolas pedindo reajustes de 12% a 13% para o ano que vem. Ele acredita que a inflação do ano deve ficar entre 8% e 9%, considerada pelo economista como “muito alta”. Por conta desse cenário de crise, o supervisor técnico do Dieese disse, mencionando o exemplo de outros segmentos, que está “todo mundo tentando pactuar para vender”. A ideia da reunião de hoje é tentar um entendimento para as mensalidades de 2017.

Em janeiro deste ano, a direção do Sinepe/PA sugeriu a seus associados que reajustassem as mensalidades com base na inflação de 2015, que foi de 11,28%. A informação foi dada pela presidente do sindicato, Suely Menezes. “Se o cenário do ano passado já era preocupante, o deste início de ano nos deixa mais preocupados ainda: em torno de 40% de inadimplência, uma evasão muito grande da escola privada e dificuldade de ajustar valores de manutenção”, afirmou Suely, na ocasião.

Fonte: ORM/News
157 Total Views 1 Views Today
Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Verifique

Veja :Polícia prende dois homens acusados de fabricação de armas de fogo caseiras

A Polícia Civil prende em Novo Repartimento, no sudeste do Pará, dois homens responsáveis por …

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *