A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias Aliança / Câncer de próstata tem alta incidência no Pará
Blue ribbon for prostate cancer awareness on demin with copyspace

Câncer de próstata tem alta incidência no Pará

No Pará, em relação aos casos de câncer de próstata houve a internação de 183 homens

Blue ribbon for prostate cancer awareness on demin with copyspace

Dados do Ministério da Saúde revelam que 58% dos brasileiros nunca fizeram exame de próstata. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) preveem cerca de 600 mil novos casos de câncer este ano. A estimativa é que, até os 75 anos de idade, um em cada cinco brasileiros desenvolva algum tipo de câncer. Na região Norte são 11.060 novos casos para os homens e 10.430 entre as mulheres. Nos homens os destaques são para o câncer de próstata (2.470 casos), estômago (970) e traqueia, brônquio e pulmão (680). Já nas mulheres colo no útero (1.970), mama (1.810) e cólon e reto (480).

No Pará, em relação aos casos de câncer de próstata houve a internação de 183 homens, de acordo com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), em 2013. Trata-se do mais incidente entre os homens de todas as regiões do País. No Estado, o tratamento do câncer de próstata ainda é realizado somente no Hospital Ophir Loyola, voltado 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS) e referência no Pará em casos de câncer invasor. De 2000 a 2014 foram atendidos no Ophir Loyola 2.553 casos de câncer de próstata. A doença é líder em incidência entre homens do Pará, totalizando 25,09% dos casos da doença desenvolvidos por indivíduos do sexo masculino.

O médico cirurgião Celso Fukuda, que atua no Hospital Ophir Loyola, que fica em São Brás, em Belém, explica que de forma geral que o câncer é a mutação genética de uma célula que cresce desordenadamente e leva a um foco à distância, um foco de metástase. “A doença tem várias influências como a idade, com o envelhecimento da célula, hereditariedade, fatores ambientais ou substâncias que a pessoa entre em contato e em decorrência do estilo de vida que a pessoa leva”, esclarece.

Embora a incidência de novos casos de câncer seja alta, estudos mostram que cerca de um terço de todos os casos de câncer é evitável e o estilo de vida saudável diminui alguns tipos de câncer, como sair do sedentarismo, comer mais frutas e verduras, e evitar gordura e carne vermelha.

Fonte: ORM/News

234 Total Views 1 Views Today
Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Verifique

No Pará, agentes da PRF apreendem carga ilegal de madeira na rodovia BR-010

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 15 metros cúbicos de madeira em toras que …

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *