A huge collection of 3400+ free website templates JAR theme com WP themes and more at the biggest community-driven free web design site
Home / Notícias Aliança / Bactérias do intestino podem causar depressão

Bactérias do intestino podem causar depressão

destaque-338752-cronh

Segundo estudo da Universidade McMaster, no Canadá, as bactérias do intestino têm um papel importante na indução de ansiedade e depressão. O estudo explora pela primeira vez a relação da microbiota intestinal com os comportamentos decorrentes do estresse.

Neste estudo, os pesquisadores submeteram camundongos recém-nascidos ao estresse separando-os de suas mães durante três horas por dia, do terceiro ao 21º dia de nascimento:”Mostramos pela primeira vez esta relação que envolve não só a bactéria, mas também seu ambiente — explica Premysl Bercik, autor do estudo e professor associado de medicina da McMaster.

Primeiramente a equipe confirmou que camundongos normais apresentavam comportamentos parecidos com ansiedade e depressão quando separados das mães, além de apresentar níveis anormais do hormônio corticosterona. Estes ratos também tiveram disfunção intestinal a partir da liberação de um neurotransmissor importante, a acetilcolina.

Em seguida, o mesmo experimento foi repetido em condições livres de germes e descobriram que, na ausência de bactérias, os ratos separados das mães apresentavam os mesmos níveis de corticosterona e a disfunção intestinal, mas sem sinais de ansiedade ou depressão.

Por último, os pesquisadores descobriram que quando os ratos livres de germes maternalmente separados eram colonizados com bactérias de ratinhos de controle, a composição bacteriana e a atividade metabólica pareciam alteradas por várias semanas, e os ratinhos começaram a apresentar ansiedade e depressão.

Assim, Bercik acredita que este é mais um passo na compreensão de como microbiota pode moldar o comportamento do hospedeiro e que isso pode estender as observações originais no campo de transtornos psiquiátricos: “Seria importante determinar se isto também se aplica aos seres humanos: se podemos, por exemplo, detectar perfis de microbiota anormais ou atividade metabólica microbiana diferente em pacientes com transtornos psiquiátricos primários, como ansiedade e depressão, afirmou.

Fonte: Diário do Pará

184 Total Views 1 Views Today
Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Verifique

Veja :Polícia prende dois homens acusados de fabricação de armas de fogo caseiras

A Polícia Civil prende em Novo Repartimento, no sudeste do Pará, dois homens responsáveis por …

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *